Xavi Desabafa sobre Falta de Reconhecimento no Barcelona: ''Isso Gera Desgaste''

A decisão de Xavi de deixar o Barcelona no final da temporada surpreendeu em meio à fase turbulenta do clube. Antes do confronto contra o Osasuna pela 23ª rodada da LALIGA nesta terça-feira (30), o treinador compartilhou os bastidores por trás de sua escolha.

“A união com o torcedor do Barcelona tem sido muito importante”,  Xavi em entrevista à imprensa espanhola.

“Nestes momentos, que não são fáceis, precisamos de união. Foi o que pedi no primeiro dia, e agora mais do que nunca. Torcedores e o vestiário foram incríveis comigo após o anúncio. É um momento de união e de caminhar passo a passo. A temporada não acabou. Queremos competir e terminar a temporada da melhor maneira possível”.

Ao ser indagado sobre como o aspecto emocional da equipe influenciou mais do que as considerações esportivas em sua decisão de deixar o cargo de treinador do Barcelona, Xavi admitiu que o desgaste interno desempenhou um papel significativo em sua vontade de sair ao término da temporada.

“A questão mental vem porque o nível do futebol não está adequado. Mas devo dizer que tomei a decisão há muito tempo. Acho que nosso trabalho não tem sido valorizado. Acho que o nosso trabalho não tem sido valorizado e por isso decidi sair”, confirmou o treinador, que disse ter decidido a um tempo atrás.

“Acho que é geral. Conhecemos a história. Mas acho que não foi suficientemente valorizado. Isso gera desgaste. Você vê que, faça o que fizer, diga o que disser, não será valorizado. Não é que eu não consiga lidar com a pressão. O oposto. O trabalho que você está fazendo nunca será valorizado”.

A decisão foi anunciada pelo próprio treinador neste sábado (27), logo após a derrota por 5 a 3 para o Villarreal, em casa, pela 22ª rodada de LALIGA.

O ex-jogador e ícone do Barcelona enfrenta pressão devido aos resultados negativos, destacando-se a derrota na Supercopa da Espanha para o Real Madrid e a eliminação nas quartas da Copa do Rei contra o Athletic Bilbao. Quanto ao anúncio antecipado de sua saída, o treinador explicou que foi uma decisão cuidadosamente planejada para permitir que o Barcelona se preparasse adequadamente para os próximos passos.

“Precisamos de uma reação. Precisamos de esperança para a próxima temporada”, afirmou. “Minha prioridade é terminar bem. Pense no presidente, no Deco. O projeto continuará. Os torcedores do Barcelona precisam de uma reação e acho que é a melhor decisão que poderiam tomar”, Xavi explica como foi a reação do Joan Laporta, presidente do Barça sobre a saída.

“Outro dia ele me disse para não ir embora, que deveríamos ser fortes. E não foi por isso, porque chegamos num momento muito difícil. A sensação não é de que não somos valorizados por dentro, mas sim de tudo ao nosso redor”.

Sequência de Partidas do Barcelona:

Osasuna (C): 31/1, 15h (Brasília) – LALIGA

Alavés (F): 3/2, 14h30 (Brasília) – LALIGA

Granada (C): 11/2, 17h (Brasília) – LALIGA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *