A derrota do Corinthians para o Ituano em Itu, nesta quarta-feira (24), ficou em segundo plano. Na entrevista pós-jogo, Mano Menezes focou na necessidade de reforços para a temporada, especialmente após o desabafo de Cássio. “Vocês têm acompanhado tudo que tem acontecido, não vamos prolongar isso. Cássio falou como capitão, tem autoridade, mas internamente vamos resolver os problemas do Corinthians. Senão, cria-se uma pressão externa que piora nossa situação”, comentou Mano Menezes.”
Contudo, o treinador enfatizou que está aguardando a chegada de reforços adicionais para o Campeonato Paulista. Até o momento, a diretoria do Timão anunciou oficialmente os zagueiros Gustavo Henrique e Félix Torres, os laterais Diego Palacios e Hugo, o volante Raniele e o meia Rodrigo Garro.
“Acho que estão bem evidentes as dificuldades que estamos tendo, não podemos escondê-las. Uma sucessão de jogos de dois em dois dias é preciso ter opções de banco, e ainda não tem. Só ver as alterações que fiz nos dois jogos. E isso vai começar a pesar mais ainda. No sábado jogaremos de novo contra o São Bernardo, time forte fisicamente, e esses jogadores não estão em condição de entregar jogos de mesmo ritmo em começo de temporada. Estão aí nossos problemas e temos que resolvê-los todos juntos, não adianta apontar lá e cá que não é essa solução. Temos que ter um elenco a nível de Corinthians, que possa ter opções para mexer e rodar o time”, destacou o treinador, que completou:
“Não costumo abordar publicamente essas questões por respeito a todo mundo. Nossa direção sabe e estamos trabalhando para ter um elenco mais qualificado, mas essas coisas não acontecem tão rápido. Chegou a nova direção, está trabalhando para as coisas andarem bem, mas o mercado ficou elevado em termos de valores. Precisamos saber conduzir para ter um elenco equilibrado para que possa atender a expectativa da grandeza do Corinthians, para o que foi acenado ao torcedor, que era bastante grande. A gente tem que trabalhar para corresponder a expectativa, senão vem a frustração, que sabemos que é o pior sentimento que tem”.
Além da urgência por reforços, Mano Menezes abordou a situação de Yuri Alberto, vaiado pelos torcedores ao ser substituído no Novelli Júnior. O treinador defendeu o centroavante e solicitou apoio dos demais jogadores.
“Futebol para essa função traz muitas surpresas. Jogador que passou num determinado lugar, fez gol para caramba, todo mundo quer, clube faz esforço e as coisas às vezes não andam bem como deveriam andar. É claro que Yuri está passando por um período sem confiança e a gente tem que trabalhar para recuperar essa confiança. Mas não podemos esconder, o time precisa da função. Se ele tivesse feito o gol no momento que entrou cara a cara, o lance ia para revisão e provavelmente o gol valeria. Isso muda a história de um jogo, porque a chance que você tem, sai na frente e te dá uma condição. É isso que temos que trabalhar, para recuperar a confiança dele”.
“É muito duro, o treinador tenta arrumar soluções para o jogo. Tirar um centroavante nessa hora é muito difícil, ainda mais quando coloca na função outro que não é centroavante. O torcedor é paixão, começa a ver que as coisas não se resolvem e daqui a pouco se volta contra a gente, mas temos que ser grupo nessa hora e proteger o jogador, para que ele possa retornar e fazer os gols como sempre fez por onde passou”, encerrou o treinador.
Próximos compromissos do Corinthians:
São Bernardo (Fora): 27/01, às 20h (horário de Brasília) – Paulistão
São Paulo (Casa): 30/01, às 19h30 (horário de Brasília) – Paulistão
Novorizontino (Casa): 04/02, às 11h (horário de Brasília) – Paulistão