Conforme relatos de Diogo Dantas, do jornal O Globo, a cúpula do Flamengo avalia que a contratação de Allan foi feita de maneira apressada. Adquirido por R$ 42 milhões e sem conquistar a preferência de Tite, o volante superou problemas físicos, mas Thiago Maia permanece como a principal opção para substituir Pulgar, repetindo o cenário da derrota do time para o Atlético-MG.
Allan obteve múltiplos títulos pelo Atlético-MG na temporada 2021/22, porém, acabou sendo transferido nesta temporada para o Flamengo após insistência de Jorge Sampaoli em sua contratação para reforçar o meio de campo. O jogador enfrentou uma lesão significativa ao chegar ao clube e recentemente se recuperou, retornando aos treinos apenas nos últimos dias.
Na ocasião, a transferência para o Flamengo causou descontentamento entre muitos torcedores do Atlético-MG, tanto pela mudança do jogador para seu arquirrival quanto pelas declarações feitas por ele durante sua apresentação na equipe carioca.

´´ É muito facil responder (porque escolheu o Flamengo): pela grandeza do clube. Vejo o Flamengo como maior time do Brasil, então não foi dificil escolher. Era um sonho que eu tinha estar aqui, e hoje estou podendo realizar. Estou muito Feliz“ afirmou,com um enorme sorriso no rosto.
Allan também abordou a possível discordância com Gabigol devido aos últimos confrontos quando atuava pelo Atlético-MG. Ele fez questão de “provocar” seus ex-colegas do Galo e expressou sua frase emblemática “Que chore a mãe deles”:

´´Mas isso (provocações em campo) são coisas do jogo. A gente na poca era rival,então é óbvio que um vai ficar p*** com outro,é natural. E será a mesma coisa agora quando eu jogar lá (contra o Atlético-MG) GORA… Vão ficar p*** comigo“, observou.
´´ Eu dou a vida elo meu clube. Não tem por que eu aliviar ara um adversario.Que chore a mãe deles. A minha não vai chorar,não“, finalizou.
Ao que tudo indica, Allan enfrenta momentos difíceis, e sua mãe observa o filho sendo criticado pela torcida do Flamengo. Em sua trajetória até agora no clube carioca, ele participou de apenas 13 partidas, sendo titular em apenas 5, sem marcar gols ou fornecer assistências, além de ter recebido 3 cartões amarelos. Notavelmente, a torcida do Flamengo chegou a atirar “pipoca” no volante após a derrota por 3 a 0 para o Athletico-PR em setembro, pelo Campeonato Brasileiro, em Cariacica, no Espírito Santo.
O diretor de futebol do Atlético, Rodrigo Caetano, chegou a revelar que o clube mineiro tentou segurar a permanência do jogador, inclusive oferecendo um salário semelhante ao que ele receberia no Flamengo. No entanto, mesmo com essa oferta, o jogador optou por deixar o clube:

´´Fizemos uma proposta salarial para o Allan muito proxima ao que ele fechou no Flamengo e ele não qus renovar. Ele nos disse que ciclo no Atlético-MG tinha chegado no fim.“

DESEMPENHO DE ALLAN PELO ATLÉTICO-MG:
⚔️ 170 partidas (157 como titular)
⚽ 0 gols
🅰️ 4 assistências
CONQUISTAS:
🏆 Campeonato Brasileiro
🏆 Copa do Brasil
🏆 Supercopa do Brasil
🏆🏆🏆🏆 Campeonato Mineiro