A recente vitória inédita na Copa do Brasil abre caminho para o São Paulo buscar um troféu nunca antes conquistado em sua história: a Supercopa do Brasil. No domingo (4), o Tricolor enfrenta o Palmeiras no Mineirão, às 16h (horário de Brasília), em busca desse feito significativo. Criada em 1990, a competição ganhou destaque ao ser reativada em 2020, e embora possa não ter o mesmo prestígio de outros títulos almejados pelos torcedores são-paulinos, torna-se relevante por envolver um confronto com o arquirrival e oferecer a oportunidade de uma conquista única no país.

Em Busca da Última Conquista: A Supercopa é o Último Troféu que o São Paulo Precisa para Marcar sua História como o Primeiro Time Brasileiro a Vencer Todas as Competições Atuais no Calendário. Ao Longo de seus 94 Anos de Existência, o Clube Morumbi Conquistou:
22 vezes o Campeonato Paulista
6 vezes o Campeonato Brasileiro
1 vez a Copa do Brasil
3 vezes a CONMEBOL Libertadores
3 vezes o Mundial de Clubes
1 vez a CONMEBOL Sul-Americana
2 vezes a CONMEBOL Recopa
Histórico de Conquistas: Além de títulos em competições extintas, o São Paulo também possui uma Supercopa da Libertadores, uma Copa Conmebol, um Torneio Rio-São Paulo e um Supercampeonato Paulista. Notavelmente, o clube nunca competiu em divisões inferiores do Campeonato Brasileiro ou Paulista.
Quanto aos rivais, o São Paulo busca o título de “campeão de tudo” no Brasil, uma distinção que nenhum outro time nacional alcançou. Corinthians, Flamengo e Internacional estão mais próximos de completar essa marca, sendo que Corinthians e Flamengo não possuem a Sul-Americana, enquanto o Internacional nunca conquistou a Supercopa do Brasil.
O Flamengo, de fato, inclui em sua coleção a Copa Mercosul de 1999, considerada uma precursora da Sul-Americana. Enquanto isso, o Internacional, privado da oportunidade de competir pelo título que lhe falta, não conquista o Campeonato Brasileiro desde 1979 e apenas venceu a Copa do Brasil uma vez, em 1992, época em que a Supercopa não estava mais em disputa.
Principais Times e Troféus: Os principais clubes do futebol brasileiro apresentam ausências em suas coleções de troféus. Veja abaixo o que falta para cada um completar seu álbum de conquistas:
Atlético-MG: Ausência nos títulos Mundial e Sul-Americana.
Botafogo: Carência de Copa do Brasil, Libertadores, Mundial, Sul-Americana, Recopa e Supercopa do Brasil.
Corinthians: Falta o título da Sul-Americana.
Cruzeiro: Ausência nos troféus Mundial, Sul-Americana e Supercopa do Brasil.
Flamengo: Deficiência no título da Sul-Americana.
Fluminense: Ausência nos títulos Mundial, Sul-Americana, Recopa e Supercopa do Brasil.
Grêmio: Falta o título da Sul-Americana e Supercopa do Brasil.
Internacional: Ausência no título da Supercopa do Brasil.
Palmeiras: Carência de Mundial e Sul-Americana.
Santos: Deficiência nos títulos Sul-Americana e Supercopa do Brasil.
Vasco: Ausência nos títulos Mundial, Sul-Americana, Recopa e Supercopa do Brasil.
Se conquistar todos os títulos possíveis no Brasil é desafiador, o feito é igualmente difícil no futebol europeu, onde apenas oito clubes podem se orgulhar de serem campeões de tudo.
A lista inclui Ajax, Bayern de Munique, Chelsea, Liverpool, Juventus, Manchester United, Porto e Real Madrid. Vale ressaltar que essa relação não leva em consideração a Conference League, torneio lançado pela UEFA em 2021, no qual nenhum desses clubes teve a oportunidade de competir até o momento, e provavelmente, não têm interesse em fazê-lo.
Assim, equipes de tradição e múltiplos campeonatos ainda não alcançaram a conquista de todos os títulos possíveis. Um exemplo é o Barcelona, que nunca ergueu a Europa League, nem em seu formato atual, nem na antiga denominação de Copa da UEFA.
Outro clube sem o título da Liga Europa é o Milan, que, após ser eliminado na fase de grupos da Champions League, terá a oportunidade de conquistar o troféu que falta em sua coleção na temporada atual. Os rossoneri enfrentarão o Rennes nos playoffs, programados para iniciar em 15 de fevereiro.
Na Itália, a Inter de Milão ainda busca conquistar a Supercopa da UEFA para completar sua coleção de títulos. Os nerazzurri participaram da competição apenas uma vez, em 2010, sendo vice-campeões diante do Atlético de Madrid.
Outro clube a um troféu de alcançar todos os títulos é o Manchester City. Apesar de ser o atual vencedor da Liga dos Campeões, da Supercopa da UEFA e do Mundial de Clubes (todos inéditos), a equipe de Pep Guardiola ainda não possui a Europa League, da qual não participa desde a temporada 2011/12.
Este comparativo destaca a importância da Supercopa do Brasil para o São Paulo, podendo representar um marco no futebol brasileiro. O Tricolor, assim, tem motivos significativos para encarar com seriedade a decisão contra o Palmeiras.
Agenda Tricolor: Próximos Compromissos do São Paulo
Palmeiras (Neutro): 4/2, às 16h (horário de Brasília) – Supercopa do Brasil
Água Santa (Casa): 7/2, às 21h30 (horário de Brasília) – Campeonato Paulista
Ponte Preta (Fora): 10/2, às 18h (horário de Brasília) – Campeonato Paulista