Um dos principais defensores da contratação de James Rodríguez pelo São Paulo, Rafinha reconheceu recentemente que a passagem do colombiano pelo futebol brasileiro não correspondeu às expectativas. Em uma entrevista à “TNT Sports”, o lateral-direito, que já havia jogado ao lado do meia no Bayern de Munique, destacou alguns motivos que contribuíram para o fracasso no Brasil.
“A gente fez a maior força para trazer o James pra cá, tenho muita amizade com ele, mas temos que ser realistas, não é só porque é meu amigo… o futebol que o James joga hoje, é o mesmo há 10 anos. Ele está mole, devagar? Não, é o estilo de jogo dele. No Bayern não era todo jogo que ele jogava. Quando ele jogava, os treinadores armavam um sistema de treinamento para ele. E assim foi a carreira dele toda. Hoje é dificil. Como os caras vão mudar o São Paulo? É dificl, time entrosado, ninguém dando brecha, é meu amigo, a gente sabe da qualidade. Nao é que não deu certo, mas como o Carpini vai mudar o time para botar o James pra jogar? O James é craque, na posição dele é dominador, só que para ele funcionar, tem que ser que nem na Colômbia, que fazem um time para ele”, Rafinha explicou e entende sobre a recisão de contrato do James com São Paulo.
“Por mais que seja um cara q não seja dinâmico, é ruim também o cara ficar sem jogar, ainda mais um cara do calibre dele. Essa é a diferença, quando o Carpini chegou, falou ‘é um cara que eu tenho que respeitar, já que não dá problema nenhum.”
Rafinha também foi indagado sobre a recusa de James em viajar para Belo Horizonte, onde o São Paulo enfrentou o Palmeiras na Supercopa Rei, em 4 de janeiro:
“É meu parceirão, mas vocês estão cobertos de razão. Eu falei para ele ‘vamos lá, não custa nada, você vai lá e amanhã volta’. Isso já havia sido conversado entre eles antes da final, mas claro que a gente queria que ele tivesse lá. É final, todo mundo quer paricipar, todo mundo que tava machucado foi. Vai saber o que esse cara está passando. Eu queria que ele tivesse lá, porque não é normal. Quem não entende, acha que ele está de sacanagem.”
Apesar de ter solicitado a saída do São Paulo há alguns dias, James continua a treinar regularmente no clube, enquanto busca chegar a um acordo com a diretoria sobre os detalhes da rescisão contratual.
Próximos compromissos do São Paulo
Santos (Casa): 14/2, às 19h30 (horário de Brasília) – Campeonato Paulista
Red Bull Bragantino (Casa): 17/2, às 18h (horário de Brasília) – Campeonato Paulista
Guarani (Fora): 25/2, às 18h (horário de Brasília) – Campeonato Paulista