O Milan expressa solidariedade na batalha contra o racismo durante o empate de 2 a 2 contra o Bologna no estádio San Siro, em confronto válido pelo Campeonato Italiano, neste domingo (28). Na semana anterior, o goleiro Mike Maignan enfrentou insultos de torcedores da Udinese durante uma partida fora de casa na competição.
A partida foi interrompida aos 16 minutos (o número da camisa do francês) do primeiro tempo para uma cerimônia no San Siro. Os torcedores prestaram homenagem ao goleiro do time rossonero, e o telão do estádio exibiu uma citação de Martin Luther King: “As trevas não podem expulsar as trevas; só a luz o pode fazer”. Este ícone na luta contra o racismo foi tragicamente assassinado em 1968.
Relembre o incidente:
Os torcedores da Udinese proferiram imitações de gritos de macaco no Bluenergy Stadium, aumentando as vaias a cada toque na bola do goleiro. Maignan protestou duas vezes com o árbitro Fabio Maresca, levando à paralisação da partida no final do primeiro tempo, quando o Rossonero liderava por 1 a 0. Apesar de deixarem o campo por cinco minutos, o jogo foi retomado, mas as vaias persistiram contra Maignan.
Devido aos insultos racistas, a Federação Italiana de Futebol (FIGC) impôs ao Udinese um jogo sem torcida, marcado contra o Monza em 3 de fevereiro, na rodada 23.