O Brasil assegurou sua vaga no quadrangular final do Torneio Pré-Olímpico ao virar o jogo contra o Equador. Contudo, o destaque foi a substituição de Endrick, que, aos 19 minutos do segundo tempo, contribuiu para a virada ao receber dentro da área, superar dois marcadores e proporcionar o gol de Marlon Gomes.
Antes mesmo de o Equador retomar a posse de bola, Ramon Menezes surpreendeu ao substituir Endrick por Marquinhos. Ao verificar seu número no quadro de substituições, o centroavante expressou incredulidade, questionando se era realmente ele quem seria substituído. Essa decisão do treinador resultou em críticas da imprensa internacional, com o jornal espanhol Marca destacando o momento surreal da partida.
“Em seguida, sem nem tempo para comemorar, chegou o momento mais surreal da partida. Menezes, incompreensivelmente, optou por substituir Endrick,”criticou o veículo.
O atacante, futuro reforço do Real Madrid, acumula dois gols no Torneio Pré-Olímpico e está na disputa pela artilharia, ficando a apenas um gol do paraguaio Diego Gómez, do equatoriano Medina e do uruguaio Luciano Rodríguez. A inusitada decisão do treinador gerou controvérsias, especialmente considerando o desempenho de Endrick na competição e sua contribuição para a virada, revelando-se um episódio marcante que atraiu críticas e questionamentos da imprensa especializada.